Receita de Arroz à Valenciana
Tempo de confeção45 minutos

Ingredientes
Ingredientes
- 4 colheres de sopa de Planta Cozinha
- 1 dl de azeite
- 300 g de lulas em argolas
- 500 g de tomate
- 3 cenouras
- 300 g de ervilhas descascadas
- 2 pimentos verdes
- 250 g de miolo de berbigão
- 400 g de carne de porco limpa
- 6 salsichas
- 600 g de gambas
- açafrão
- 400 g de arroz
- sal
- pimenta
- pimentos morrones
Diretrizes nutricionais (por porção)
As informações nutricionais são calculadas usando um banco de dados de ingredientes e devem ser consideradas uma estimativa
Instruções
Preparação
- Aqueça 2 colheres de sopa de Planta Cozinha e o azeite num tacho grande e com o fundo espesso. Junte as lulasem argolas e deixe fritar. Adicione o tomate, sem pele nem sementes, cortado em cubos. Quando o tomate estiver macio, junte as cenouras cortadas em rodelas, as ervilhas e os pimentos verdes cortados em tiras. Deixe as cenouras amolecerem e adicione o miolo de berbigão. Tape o tacho e deixe suar enquanto frita a carne de porco cortada em cubos pequenos na restante Planta Cozinha. Adicione as salsichas em rodelas e deixe saltear um pouco.
- Entretanto, coza as gambas em água a ferver temperada com sal durante 2 minutos. Escorra e reserve o caldo depois de coado. Descasque as gambas, reservando algumas com casca para decoração.
- Junte a carne ao refogado de legumes e regue com a água de cozer os mariscos (2 vezes e meia a quantidade do arroz) onde previamente diluiu um pouco de açafrão. Assim que o caldo levantar fervura, deite o arroz, tempere com sal e pimenta e deixe cozer durante 13 minutos. Um pouco antes de terminar a cozedura do arroz, adicione as gambascozidas e descascadas. Enfeite o arroz com pimentos morrones e as gambas reservadas.
Dicas:
Pode usar camarões em substituição das gambas.
Tomate - como pelar: Pegue num tomate e depois de o lavar, dê um golpe em forma de cruz na base. Coloque o tomate num recipiente e regue com água a ferver. Depois de escaldado, verá como a pele se começa logo a soltar. Retire-o da água e surpreenda-se com a facilidade com que retira a pele.
